Programação também se aprende brincando!

Artigos, Mídia, Notícias

Todo mundo já sabe que a tecnologia invadiu nosso cotidiano e mesmo aconteceu com as escolas. É fácil observar que nossos alunos e a nova geração de professores fazem uso constante de computadores, celulares e tablets durante o horário de aula e fora da escola. E por que não introduzir novos conhecimentos aos alunos durante as aulas?

Foi pensando assim que surgiu a organização sem fins lucrativos Code.org que “luta” de forma bem dinâmica e pedagógica por inserir a programação de informática como uma disciplina do cotidiano dos alunos. E eles estão fazendo isto da maneira mais divertida possível: através de jogos!!!

Com códigos abertos do Flappy Bird, um viciante joguinho que conquistou o mundo rapidamente, a Code.org lançou recentemente mais dois jogos que induzem ao aluno a pensar na programação através de linhas de comandos simples para executar funções usando personagens da Disney para você criar seu próprio jogo ou então movimentando os robôs do Star Wars para exercer funções determinadas.

Este projeto tem dois pontos muito interessantes. Primeiro é o fato de, por ser um processo de programação bem intuitivo, pode ser utilizado por crianças a partir de 6 anos de idade facilmente. O segundo, e talvez o mais interessante, é que o site tem uma área específica para professores. Sendo assim, o professor pode propor atividades aos seus alunos e acompanhar individualmente o desempenho de cada um dos alunos e as atividades realizadas ou não. Há ainda na área do professor planos para as aulas que podem ser utilizados.

Gostou desta dica? Então acesse agora https://www.code.org/

Deixe uma resposta