XIII Congresso Brasileiro de Direito Educacional

Congresso, Eventos

Aconteceu nos dias 24 e 25 de abril de 2017 o 13º Congresso Brasileiro de Direito Educacional organizado pela Associação Brasileira de Direito Educacional (Abrade) no Auditório Ernesto Iglesias no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em São Paulo/SP e, como educador, tive o prazer de acompanhar estes dois dias de Congresso.

Já início aqui com uma ressalva que gostaria de tornar pública uma opinião pessoal: um congresso desta magnitude e importância e o público foi formado, em sua grande maioria por pessoas relacionadas e atuantes na areia de direito,vamos cadê os professores, pesquisadores e atuantes da Educação?

O primeiro dia de palestras foi uma verdadeira aula magna sobre o Dirito Educacional e principalmente como os diversos profissionais vem atuando nesta temática que é pouco discutida no âmbito do direito e quase totalmente esquecido no âmbito Educacional.

Ao final do primeiro dia foi realizado uma assembléia com os membros participantes da Abrade para a discussão de assuntos pertinentes à associação, principalmente referente à instalação da Seccional da Abrade em São Paulo.

Houve ainda, no primeiro dia, o lançamento oficial do livro Direito Educacional Brasileiro – História, Teoria e Pratica por Nelson Joaquim.

O segundo dia foi marcado pela apresentação de diversos painéis mais focadas para a área Educacional, porem ainda senti falta dos professores e educadores na platéia.

O evento encerrou-se com um belo bate papo onde ficou nítido a necessidade de ampliação e grande divulgação sobre o Direito Educacional, principalmente para o próprio meio educacional, uma vez que já é relevante ao meio do direito, apesar de não ser ainda muito forte sua prática; porém na educação este tema ainda é muito discutido.

Ficou curioso para conhecer a Abrade e sobre direito educacional? Acesse o link http://www.abrade.org.br e já se prepara pois ano que vem tem mais congresso.